domingo, agosto 06, 2006

Agricultura e Agro-pecuária - soluções identificadas

Problema 1

Falta de preparação dos serviços e das organizações para o atendimento, esclarecimento e participação pública

Problema 2

Fraca importância dada às opiniões dos órgãos consultivos e da sociedade civil

Problema 3

Falta de retorno dos serviços e das organizações e falta de sentimento de utilidade da participação pública

Atendimento eficiente (administrativo ou técnico: encaminhamento)

Resposta formal especificada e fundamentada (envio de respostas a todos os que se pronunciaram)

Justificação das decisões (envio das respostas e integração na decisão)

Contactos directos com o responsável (clarificação do responsável pelo processo de p.pública: contactos disponíveis)

Registo em papel, registo on-line e disponibilização

Identificação de todos os participantes no processo

Reorganização dos serviços e das organizações (os serviços devem ser estruturados para assegurar o atendimento e esclarecimento inerentes à participação pública)

Um representante directo na elaboração da legislação

Definição do ciclo completo de participação pública por cada tipo de processo

Qualificação organizacional (formação de recursos humanos existentes e aquisição de capacidades externas)

Partilha de poderes (integração na decisão final)

Aquisição de competências (assegurar a condução de cada processo com técnicos habilitados para o efeito)

Informação para todos (sistematização, simplificação, disponibilização e publicação da informação para todos os públicos: plano de comunicação interna e externa)

Utilidade da participação pública (garantir que o fim de cada ciclo do processo coincide com a comunicação aos que se pronunciaram dos benefícios directos e/ou indirectos da participação pública)

Cargo de provedor (existência de um provedor que garanta o retorno)