Agricultura e Agro-pecuária - soluções identificadas
Problema 1 Falta de preparação dos serviços e das organizações para o atendimento, esclarecimento e participação pública |
Problema 2 Fraca importância dada às opiniões dos órgãos consultivos e da sociedade civil |
Problema 3 Falta de retorno dos serviços e das organizações e falta de sentimento de utilidade da participação pública |
Atendimento eficiente (administrativo ou técnico: encaminhamento) |
Resposta formal especificada e fundamentada (envio de respostas a todos os que se pronunciaram) |
Justificação das decisões (envio das respostas e integração na decisão)
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Contactos directos com o responsável (clarificação do responsável pelo processo de p.pública: contactos disponíveis)
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Registo em papel, registo on-line e disponibilização |
Identificação de todos os participantes no processo
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Reorganização dos serviços e das organizações (os serviços devem ser estruturados para assegurar o atendimento e esclarecimento inerentes à participação pública)
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Um representante directo na elaboração da legislação |
Definição do ciclo completo de participação pública por cada tipo de processo
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Qualificação organizacional (formação de recursos humanos existentes e aquisição de capacidades externas)
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Partilha de poderes (integração na decisão final)
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Aquisição de competências (assegurar a condução de cada processo com técnicos habilitados para o efeito)
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Informação para todos (sistematização, simplificação, disponibilização e publicação da informação para todos os públicos: plano de comunicação interna e externa) |
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Utilidade da participação pública (garantir que o fim de cada ciclo do processo coincide com a comunicação aos que se pronunciaram dos benefícios directos e/ou indirectos da participação pública)
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Cargo de provedor (existência de um provedor que garanta o retorno)
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